Como descobrir o número da Carteira de Trabalho?

A CTPS, Carteira de Trabalho e Previdência Social, é um documento que registra a vida profissional de um funcionário, contendo nela todas as experiências anteriores de cada empresa que o funcionário trabalhou. A carteira de trabalho pode ser de cores e conteúdos diferentes, dependo do funcionário, se ele é brasileiro ou estrangeiro, evitando assim possíveis fraudes.

                         

Caso o funcionário perca sua carteira de trabalho, o primeiro passo que ele deve tomar é procura-la nos possíveis lugares que possa ter perdido. Caso não a encontre, ele pode tomar outras providencias, como:

• O funcionário deve ir até a sede ou postos de atendimento da SRTE, Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, onde registra casos de perca de documentos. Caso o cadastro do funcionário esteja na SRTE, eles devolvem os documentos ao funcionário;

•Outra opção é ir até CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e verificar se a carteira está lá.
 

Emissão de 2° Via


Se o funcionário não encontrar sua carteira de trabalho em um desses locais, a solução irá ser tirar uma 2° via da carteira, sendo necessários os seguintes documentos para a emissão:

•Carteira de Identidade original (RG) ou Certidão de Nascimento ou Casamento;
•CPF/CIC;
•Comprovante de Residência;
•Foto 3×4;
•Boletim de ocorrência, contendo o registro do extravio do documento;
•Extrato onde comprove o número da antiga carteira.
 

Descobrir o número da Carteira de Trabalho


Quando o funcionário perde sua carteira e deseja fazer a 2° via dela, ele primeiro deve descobrir o número da carteira antiga, pois este número permanece na nova carteira, mudando apenas a data de emissão. Para o funcionário obter este número ele precisa ir até o banco Caixa e solicitar o extrato do PIS/PASEP ou do FGTS, onde comprova seus dados, ou ir até uma das empresas onde trabalhou e solicitar o número através do registro de funcionários da empresa.

Depois de obter a nova carteira de trabalho, o funcionário deve procurar as empresas por onde trabalhou e solicitar a elas o registro em carteira no período de trabalho. Caso a empresa já tenha fechado ou não deseja registrar o funcionário, não tem problema, basta ele se dirigir ao CAGED, e solicitar a relação de registro das empresas.

Lembrando que a CADEG, só tem registros a partir de 1986.

Fonte: Inovar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

  ©Gold Dicas - Todos os direitos reservados.

Template by Hiperativo | Topo